CIPS CRIANÇA E ADOLESCENTES - 6 A 14 ANOS

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, são atendidas crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 6 A 14 anos e 11 meses, a fim de prevenir situações de risco pessoal e social.

O principal objetivo do projeto é desenvolver autonomia na criança e adolescente, despertar na criança o indivíduo ativo no mundo em que está inserido reconhecendo sua importância e valor que têm para todos aqueles que estão à sua volta. Valores como o compartilhar, o respeito e a preservação ao local que a criança frequenta, tolerâncias com as diferenças e regras de convivência são trabalhadas e desenvolvidas através de atividades lúdicas que acontecem na sala de atividades, que é totalmente ambientada e preparada para receber os pequenos desta faixa etária, com o (a) Educador (a) Social das turmas.

Já com os adolescentes, os preparamos para o mercado de trabalho, dando-lhes ferramentas para torná-los cidadãos e profissionais responsáveis, comprometidos e dedicados em seus objetivos e metas.

As atividades são totalmente direcionadas para desenvolver talentos e qualidades nas crianças e adolescentes, a fim de desenvolver integralmente as crianças e os adolescentes que frequentam a entidade.  Algumas de nossas atividades:

  • Musicalização 

Desenvolver a audição; exercitar a memória; melhorar a atenção e orientação espacial; apresentação do universo sonoro/musical, e fazer disto um meio para o seu desenvolvimento psicomotor, com o objetivo de melhorar o processo de comunicação e de interação social; possibilitar a consciência corporal, para uma postura física adequada; estimular a criatividade e a imaginação; vivenciar habilidades grupais; explorar vários aspectos do eu na relação com o outro; estimular e desenvolver as habilidades motoras; socialização; coordenação corporal e rítmica; estimular a relação som corpo; visando o enriquecimento da comunicação corporal; trabalhar memória musical: melódica e rítmica; utilizar instrumentos musicais, como meio de reorganização e projeção de emoções internas, visando estabelecer relação com seu ritmo interno e sua auto expressão; incentivar o canto, para ampliar as possibilidades de comunicação vocal, autoconhecimento e autoestima; explorar os campos visuais e táteis através do universo sonoro e musical, objetivando ampliar a percepção;

  • Teatro 

Desenvolve a improvisação, desenvolve a oralidade, expressão corporal, impostação da voz, aprender a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve habilidades para artes plásticas, oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, ética, sentimentos e interdisciplinaridade, incentiva a leitura, ajuda na desinibição, estimula a imaginação, adquirem autoconfiança e organização do pensamento.

  • Esporte

As atividades são realizadas no complexo Esportivo do CIPS, com Educadores especializados na área de Educação Física, desenvolvendo na criança o trabalho em equipe, o despertar da competição de forma saudável, aprimoramento da coordenação motora, lateralidade e psicomotricidade. As crianças de uma forma descontraída desenvolvem as qualidades de cumprimento de regras através de jogos, gincanas e recreações, o esperar a vez, como todos trabalhando em conjunto.

  • Dança

Desenvolvimento da flexibilidade e trabalho em equipe, exercício do trabalho em equipe, trabalhar a memorização através de coreografias, desenvolvimento da noção de espaço, desenvolvimento da concentração e disciplina ao exercitar o ouvir e repetir, bem como o exercício da desinibição através de apresentações par o público em geral.

  • Informática

Introduzimos esta atividade na rotina da criança de forma totalmente lúdica e interativa, para a estimulação da mente e potencialização do desenvolvimento intelectual e coordenação motora. Proporcionando autonomia, curiosidade, cooperação e socialização.

Buscando em nossas atividades e momentos que as crianças e adolescentes têm umas com as outras em diversos espaços, sempre exercitar o aprender e o saber.

Conheça alguns dos nossos espaços:

  • MIDIATECA 
  • LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
  • SALA MULTIUSO 

As crianças e adolescentes frequentam a entidade de segunda a sexta-feira em horário oposto ao escolar, sendo oferecidos café da manhã, almoço e jantar todos os dias.

Atendendo a todos os bairros do município de Bauru, as crianças e adolescentes, são  encaminhados ao CIPS, pelos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) e pelo Conselho Tutelar.

Este é um projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Bauru, através da Secretaria do Bem Estar Social – SEBES.

Maiores informações entrem em contato pelos telefones: (14) 2108-4354 – 2108-4366 ou pelo email: ssocial@cipsbauru.com.br

 

 

Confira aqui o que é necessário para o processo de matrícula!